quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mitologia Grega, para quê?


 Hoje, a maioria das pessoas que se debruça sobre a Mitologia grega, quer por força da profissão, por curiosidade, por dever intelectual ou mesmo por prazer em conhecê-la, o faz principalmente sobre a interpretação dos mitologemas (temas mitológicos); raros aqueles que retomam a leitura dos mitos tal como eram na sua origem, raros os que retomam o contato direto com os Deuses e Heróis. Mesmo entre aqueles cuja profissão obriga conhecer Mitologia Grega, a maioria permite-se conhecer somente fragmentos desconexos e apenas as interpretações mais correntes e vinculadas ao conhecimento mais superficial das teorias mais populares.

A maioria de nós fala em “Complexo de Édipo”, mas quantos de nós sabemos realmente quem foi Édipo? Falamos em Apolíneo ou Dionisíaco sem sabermos de fato quem são essas personagens míticas e quais as reais forças sociais e psíquicas estão simbolizadas nos Deuses Apolo e Dioniso.

Conhecer os Mitos Clássicos situa-se muito além da enumeração tediosa dos filhos de Zeus ou da publicidade cômica dos adultérios do pai dos deuses. Conhecer a Mitologia Grega não é ser capaz de unir os nomes aos atributos divinos, não rivaliza com uma cultura de almanaque ou com alguma forma de verniz enciclopédico.

A mitologia e o conhecimento dos mitos vincula-se ao conhecimento de temas e formas simbólicas que dizem respeito a conflitos e motivações essenciais para o entendimento do Homem Ocidental. Os poetas da Grécia Antiga nos deixaram uma mostra riquíssima dos conflitos humanos, pois as narrativas mitológicas não se subordinavam a julgamentos de valores, ainda que intimamente vinculadas às noções de ordem e ética daquele período.

A liberdade poética com que foram tratados os deuses gregos nos permite conhecer algo de muito específico do homem grego da antiguidade e também conhecer elementos determinantes do homem contemporâneo. Esse manancial poético-mitológico possibilita descortinarmos nossas heranças sociais e psíquicas sob a lente simbólica das relações entre os deuses.

O curso ESPELHO DE MEDUSA propõe-se a oferecer o contato direto com os deuses, heróis e personagens trágicas, contato direto com as narrativas mitológicas e com as obras de arte que as tomaram como tema. Apresentar a mitologia por meio da poesia e das artes visuais é possibilitar que tenhamos a verdadeira experiência de estarmos em contato com o Mito.