quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sobre o Curso


O curso ESPELHO DE MEDUSA não exige nenhum conhecimento anterior a respeito do assunto, nem oferece qualquer restrição à formação dos participantes.

O curso fornece material didático composto de reprodução dos poemas narrados em cada encontro, diagramas das relações de parentesco entre os deuses, árvores genealógicas e textos de apoio.

Qualquer dos três Módulos do curso Espelho de Medusa ( Do Caos à Corte  /  Os Caminhos do Herói  /  O Mundo Trágico ) pode ser oferecido como Curso livre, Curso Optativo e/ou Matéria Eletiva em Faculdades, Centros de Cultura, Escolas e Institutos; pode desdobrar–se em número de encontros adequado a outro planejamento e incorporar conteúdos mais aprofundados a respeito da Mitologia Comparada, Antropologia e História, além de propor e participar de trabalhos interdisciplinares com as componentes curriculares ligados à Arte, História, Literatura e Psicologia.

O poema narrado em cada encontro é de autoria do proponente do curso - Fábio Brazil - baseado em estudos da poética clássica, mas com a função primeira de narrar o episódio de forma clara e precisa.

O poema é declamado ao vivo – pelo autor – num momento específico do encontro. Acompanha a narrativa do poema e na medida em que o episódio mitológico é narrado a projeção de imagens de obras de arte que ilustram e dialogam com o momento exposto pela narrativa. O poema segue um modelo clássico (versos de 12 sílabas) e foi criado especificamente para suprir algumas necessidades impostas pelo estudo da mitologia:

- conhecer os mitos da forma mais próxima àquela como eram apresentados na sua origem - poemas narrativos.

- conhecer os mitos conhecendo primeiramente os episódio e seus personagens apresentados por poemas narrativos - personagens vivos.

- conhecer os mitos apresentados por meio da arte, pinturas, esculturas e poemas – diálogo entre poemas e obras plásticas.

- vincular o estudo dos mitos ao conhecimento da cultura e da arte grega da antiguidade - contexto social em se desenvolveram os mitos.