quarta-feira, 7 de abril de 2010

Espelho de Medusa

“Édipo não é somente o fulano que dá nome ao complexo; Apolo não é apenas aquele sujeito bonito ou o bom-moço que se opõe a Dioniso, o bêbado; Vênus não é só uma moça bonita nem se reduz apenas ao erotismo; Freud não inventou a mitologia e Eros não é um anjo barroco que segura um arco e algumas flechas nem foi inventado e desenhado por Walt Disney ou Hanna&Barbera.”


ESPELHO DE MEDUSA é o curso criado e ministrado pelo poeta Fábio Brazil para ensinar, discutir e divulgar a Mitologia Grega por meio da poesia e de imagens da História da Arte; recuperando assim o prazer de aprender Mitologia fruindo Arte.

O curso ESPELHO DE MEDUSA é dividido em três Módulos compostos de oito encontros cada um.
No primeiro, DO CAOS À CORTE trata-se da origem dos deuses e da formação da corte de Zeus.
O segundo módulo, OS CAMINHOS DO HERÓI, trata do nascimento e das epopéias de diversos heróis. O terceiro módulo, O MUNDO TRÁGICO, trata da recuperação das tragédias clássicas e de suas narrativas.
O módulo inicial do curso - Do Caos à Corte – compõe-se de oito encontros que narram os episódios que vão do CAOS à formação da corte de ZEUS. Em cada encontro, por meio da poesia e da projeção de imagens das artes visuais, apresenta-se o episódio do nascimento de um dos grandes DEUSES e sua chegada ao Olimpo, a Corte de Zeus.

Com duração de duas horas, cada aula é dividida em três momentos: inicialmente, faz-se uma introdução ao tema do encontro com contextualização histórica e mitológica do tema; após essa abertura, apresenta-se um episódio da mitologia grega através da poesia e ilustrado com a projeção de imagens das artes visuais; no terceiro momento abre-se o espaço para as possíveis análises e interpretações do episódio mitológico tratado.

Nesse curso busca-se uma recuperação da forma original de transmissão dos mitos gregos: as narrativas poéticas apresentadas oralmente e as artes visuais. Os poemas narrativos apresentados nos encontros foram criados pelo proponente do curso e recuperam o modelo clássico de composição épica (versos de 12 sílabas) ao mesmo tempo que visam a ser claros e precisos no cumprimento da finalidade de narrar os episódios; acompanham os poemas, aproximadamente 1200 imagens ilustrando as narrativas. Nesse sentido, o curso Espelho de Medusa busca recuperar o prazer de “receber o mito” através da arte.